OS VIDENTES


 

QUEM SÃO E COMO SÃO?

 

A cada um dos videntes Nossa Senhora tem confiado uma missão específica para ser cumprida em benefício das outras pessoas; trabalhar com as famílias; rezar pelos ateus; orientar grupos de oração; rezar pelo clero e pelos jovens, etc.
Normalmente, os videntes não falam entre si sobre os segredos nem quanto ao entendimento do que lhes disse Nossa Senhora. Eles guardam tudo para si. Dizem que Nossa Senhora quer assim. Um dia, ao término de uma aparição, Nossa Senhora despediu os demais videntes e ficou só com o Jakov, durante uns 10 minutos; até agora, nenhum dos outros sabe o teor da conversa dele com Nossa Senhora.
É interessante notar o comportamento dos videntes diante dos sofrimentos. Vicka, quando doente, disse que nunca pediu a Nossa Senhora para ficar curada, apesar de insistirem com ela. Mesmo doente, Nossa Senhora aparecia e aconselhava-a a oferecer todos os seus sofrimentos a Jesus, pela conversão dos pecadores, dizendo que tudo aquilo iria passar. Outro vidente com fortes dores provocadas por uma otite, enquanto seus pais o aconselhavam a procurar um médico, ele dizia (referindo-se a Nossa Senhora): “Por que procurar um médico, se eu tenho alguém mais poderoso?” Todos os videntes passaram por grandes provas, mas receberam orientação de Nossa Senhora.
Quando a Rainha da Paz deixa de aparecer a um dos videntes, por ter já conhecimento dos 10 segredos, Ela o ajuda a suportar a separação.

IVANKA IVANKOVIC'

Nasceu em 21 de Junho de 1966, em Bijakovici. Órfã de mãe, foi a primeira a ver Nossa Senhora em 24 de Junho de 1981. É casada, tem 3 filhos e mora numa casa pertencente à Paróquia de Mediugórie. Já conhece os 10 segredos. Em 7 de Maio de 1985, cessaram para ela as aparições diárias. A partir daí, tem a aparição uma vez por ano, no dia 25 de Junho e Nossa Senhora prometeu aparecer-lhe durante toda a sua vida.

MIRJANA DRAGICEVIC’

Nasceu em 18 de Março de 1965, em Saraievo, onde se formou em Economia. Casou-se em 1989, tem duas filhas e mora em Mediugórie. Já conhece os 10 segredos. Para ela, as aparições diárias cessaram em 25 de Dezembro de 1982. A partir de então, tem a aparição uma vez por ano, no dia 18 de Março e Nossa Senhora prometeu aparecer-lhe durante toda a sua vida. Actualmente, no dia 2 de cada mês, ela ouve a voz de Nossa Senhora no coração e reza com Ela pelos ateus e, às vezes, também A vê.

VICKA IVANKOVIC'

Nasceu em 3 de Setembro de 1964, em Bijakovici.
No início das aparições, frequentava uma escola de têxteis, mas logo a abandonou para ajudar o pai nos trabalhos do campo. Mesmo depois de iniciarem as aparições, Vicka arava a terra e amassava folhas de fumo, pois seu pai trabalhava na Alemanha e os outros irmãos eram menores. Está casada e mora em Medjugorje. É a mais extrovertida dos videntes. Dela, assim falou a mãe: “Quanto mais a minha filha sofre, mais a vejo alegre, não a compreendo”.
Durante muitos anos, sofreu com tumor cerebral, impossível de ser retirado por operação, o que lhe causava terríveis dores de cabeça. Durante a doença, Nossa Senhora continuava a aparecer-lhe e, uma vez, na estrada para o hospital de Zagreb, Nossa Senhora ofereceu-lhe duas opções, nestes termos:
Eu te darei a saúde, sem aparições, ou a cruz, com aparições.
Porque ela estava sofrendo muito, escolheu saúde e, mais tarde, lamentou-se. Depois de quarenta dias sem ter aparições, Nossa Senhora apareceu e lhe ofereceu, mais uma vez, a oportunidade de escolher. Ela, alegremente, tomou de volta sua cruz. (Vicka, milagrosamente, foi curada do tumor, em 1988).
Ela já conhece 9 segredos. Até hoje tem as aparições diariamente. Sempre com um espontâneo sorriso, recebe diariamente numerosos peregrinos que passam por sua casa localizada no início da subida à Colina das Aparições.

MARIJA PAVLOVIC'

Filha de modestos agricultores, nasceu em 1 de Abril de 1965, em Bijakovici. Fez curso de cabeleireira em Mostar. Dentre os videntes, era a mais assídua na oração, antes das aparições. É casada, tem dois filhos e reside ora em Medjugorje, ora na Itália. Através dela, no dia 25 de cada mês, Nossa Senhora dá a sua mensagem mensal para o mundo. Até agora foram-lhe confiados 9 segredos. Tem ainda as aparições diariamente.
Em Dezembro de 1988, submeteu-se a uma cirurgia para doar um dos seus rins ao seu irmão Andreja. Durante a operação, na mesa de cirurgia, com o terço na mão, sob o efeito da anestesia, Nossa Senhora apareceu-lhe e sorriu. A vidente contou que a Virgem esteve com ela, aparece-lhe, por duas horas. Durante o período de convalescença, Nossa Senhora continuou a aparecer-lhe mesmo durante a Comunhão, mas não falava.

IVAN DRAGICEVIC'

Nasceu em 25 de Maio de 1965, em Bijakovici. Prestou o serviço militar. É casado, tem uma filha e vive em Medjugorje. Também lhe foram confiados 9 segredos. Nossa Senhora aparece-lhe diariamente. E duas vezes por semana tem aparições na colina das aparições (Pobrodo). Juntamente com os peregrinos.

JAKOV COLO

Nasceu em 6 de Março de 1971, em Bijakovici. É o mais novo dos videntes. Como Ivanka, ficou órfão da mãe e, depois, do pai. É casado, tem uma filha e mora em Medjugorje. Já conhece os 10 segredos e agora só tem as aparições nos dias de Natal (25 de Dezembro).

 

 




 

 

   Imprimir