LOCALIZAÇÃO

 

MEDJUGORJE

(pronunciado Med-iu-gor-ie) é uma aldeia da Bosnia. Até há uns dez anos, era um lugar sossegado, onde as seus habitantes tinham uma simples vida rural. Depois houve um acontecimento extraordinário.

 

 

Na festa do São João Baptista, 24 do Junho do 1981, muito antes da guerra, quatro jovens assistiram a uma aparição numa colina junto à aldeia. No dia seguinte outros dois viram-na também.

 

Os jovens amigos, de idades entre os 9 e 16 anos, viram numa luz brilhante a figura de uma donzela do grande beleza. Durante a terceira aparição respondendo a pergunta do um deles. ela disse-lhes que era a Bem-Aventurada Virgem Maria. Rainha da Paz.

 

Desde estes acontecimentos, vinte milhões de peregrinos do todos os cantos do mundo tem acorrido a Medjugorje para estar no lugar onde a Mãe do Jesus apareceu – e continua a aparecer todas as tardes.

 

A Primeira Aparição

Duas jovens. Ivanka de 15 anos e Mirjana do 16 anos, voltavam a casa depois dum passeio, por volta das 5 horas da tarde. Ivanka viu a figura duma mulher, coberta de luz, flutuando no ar. Chamou Mirjana e disse-lhe que estava a ver Nossa Senhora.

Outros dois jovens amigos, Ivan e Vicka, juntaram-se a lvanka e Mirjana, No dia seguinte vieram também os seus antigos Manja e Jacov. Desde então, os seis começaram a ver a "Gospa" (Nossa Senhora) todos os dias à mesma hora. Muitos visitantes também já viram estranhos raios de luz e fogos na colina.

Ao princípio as aparições duravam 30 minutos ou mais, mas agora tem 3 ou 4 minutos de duração. Dão-se às 17.40 (TMG) todas as tardes.

 

O que eles vêem

Os videntes podem ver, e mesmo tocar, na Virgem durante as aparições. Podem conversar com ela, mas ficam insensíveis ao barulho, à luz e à dor, como foi provado por numerosos testes científicos. Exaustivas investigações psiquiátricas também revelaram serem completamente normais, no verdadeiro sentido da palavra.

Maria fica de pé a uma distância de poucos metros em cima duma pequena nuvem. A sua presença é precedida por uma luz brilhante. Os videntes dizem que ela é duma beleza indescritível, radiante de santidade. Não parece ter mais de que 19 anos, com cabelos escuros e olhos azuis.

Costuma usar um vestido cinzento com um manto branco até aos pés, e uma coroa de 12 estrelas.

 

As conversas da Virgem com os Jovens exprimem ternura e amor maternal, e ela tem desempenhado o papel tanto de mãe como de professora, guiando-os na oração, dando-lhes conselhos e orientando‑os nas suas vidas.

 

Perseguição

À medita que se iam espalhando as noticias das acontecimentos extraordinários  em Medjugorje, o governo Comunista reagiu com repressão. Enviaram polícia e militares à aldeia, os videntes foram detidos para exames psiquiátricos e as pessoas da aldeia foram importunadas. O pároco daquela atura, Pe. Jozo Zovko (Franciscano), for detido pela polícia secreta  e preso durante 18 meses. Mas durante todo este período perturbado a Virgem Maria continuou a aparecer aos videntes sem nunca faltar. As autoridades cessaram toda a perseguição e com a mudança do regime, os visitantes são agora bem-vindos. Apesar da guerra, a área de Medjugorje continuou pacífica, e até à data sempre sem qualquer perigo para quem a visite.

 

O Papel de Maria

A Virgem Maria confiou aos jovens dez segredos para serem revelados numa data posterior e uma série  mensagens abertas dirigidas a todo o mundo. Estas mensagens são agora transmitidas no dia 25 cada mês.

 

A Virgem explicou aos jovens «Eu vim dizer ao mundo que Deus existe e que Ele vos ama. Ele é a plenitude da vida, e para gozardes esta plenitude obterdes a paz, tendes de Voltar a Deus.»

Maria apresenta-se como serva e mensageira de Deus. A mensagem que ela traz não encerra novos ensinamentos, mas faz eco do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja. Ela apela à paz através da oração.

 

A mensagem fundamental de Medjugorje é a Paz, através da entrega a Deus, da Oração, da Reconciliação e do Jejum.

 

A Virgem propõe um plano que consta de cinco pontos:

 

 

 

O Plano de Maria

 

"Tenham fé total em Deus, vosso Criador; total confiança na Sua palavra.” A Virgem Maria chama-nos a uma profunda e verdadeira fé. Ela diz. "Toda a humanidade tem capacidade de saber que Deus existe.

 

Conversão

Devido ao grande decréscimo de fé e o consequente aumento do pecado no mundo Maria tem falado muitas vezes, em Medjugorje, da conversão que significa a reconciliação com Deus (não a conversão duma igreja ou confissão religiosa para outra).

 

Oração

«Rezai, rezai! rezar com os vossos corações.» Não repitam só as palavras, mas pensem naquilo que dizem, e a Quem se dirigem.

Precisamos de rezar mais, e de rezar melhor. Maria diz-nos que devemos ler a Bíblia, rezar em grupo, e partilhar as devoções Eucarísticas. Ela pede-nos especialmente que rezemos a Rosário.

 

Jejum

“Tendes esquecido que, com a oração e o jejum podeis fazer as guerras cessarem e suspender as leis da natureza.” A Mãe do Jesus pede-nos que façamos reparação através do jejum, de preferência: (a pão e água), às Quartas e Sextas-Feiras.

 

Paz

«Paz, paz, Paz. Reconciliai-vos. Fazei a paz com Deus e entre vós. Para isso, é necessário acreditar, rezar, fazer jejum e confessar-se." Várias vezes Maria - muito entes da guerra - disse aos videntes que o mundo está ameaçado. O homem tem de encontrar a paz para ser salvo, mas não encontrará a paz sem Deus. Temos de cultivar a paz nos nossos corações e nas nossas famílias.

 

Medjugorje é para todos.

Actualmente, as mensagens mensais da Virgem Maria são ansiosamente esperadas por milhões de pessoas que tentam aplica-las às suas próprias vidas – para viverem as mensagens com sinceridade.

São poucos os que deixam Medjugorje sem ter experimentado urna regeneração espiritual. Muitos confirmam uma mudança dramática e duradoura nas suas vidas.

Embora a Igreja em Medjugorje seja Católica, acorrem Cristãos de todas as confissões e muitos também não Cristãos. A Mãe de Jesus deixou muito claro que as suas mensagens são para todos, e que todos somos seus filhos.

O Papa tem encorajado, particularmente, pessoas, incluindo os bispos a irem em peregrinação a Medjugorje. Mais de 25.000 padres e 200 bispos e cardeais já foram a este santuário não-oficial desde 1981

 

Cura

 

Medjugorje não tem a ver com sinais e maravilhas, se bem que já têm havido muitos. Uma vez a palavra “MIR” (que em Croata quer dizer "Paz”) apareceu escrita no céu e o facto foi testemunhado por milhares de pessoas.

Tal como em Lourdes. Têm ocorrido numerosas curas.

Mas, as maravilhas mais importantes e numerosas têm sido as curas espirituais e conversões, através das quais as pessoas tem mudado as suas vidas e se tem reconciliado com Deus e com os outros.

 

O que nos é pedido

 

«Hoje convido-vos a vos tornardes missionários, das mensagens que vos dou aqui neste lugar que me é querido. Deus permitiu-me ficar tanto tempo convosco e por isso, filhinhos, estou a convidar-vos a viver com amor as mensagens que vos dou, e a transmiti-las a todo o mundo, para que o rio de amor possa correr sobre as pessoas cheias de ódio e sem paz.

Eu convido-vos, filhinhos a que  vos torneis paz onde não há paz, e luz onde só há trevas. para que cada coração aceite a luz e o caminho da salvação.

Obrigada par terem correspondido ao meu apelo.»

-          Medjugorje. 25 Fevereiro 1995.

 



 

 

   Imprimir